Seguidores

Cronograma Capilar


Oi bonitas,  tudo bem com vocês?

Hoje eu vou falar  sobre o cronograma capilar. Vou explicar de forma rápida e clara, O que é e como funciona.

Vem comigo!

Basicamente o cronograma capilar é uma agenda do seu cabelo, criada com o objetivo de repor a massa capilar e todos os nutrientes que perdemos naturalmente no dia a dia, melhorando assim o aspecto do fio. 
O importante é saber que cabelos precisam de cuidados diários e semanais, pois na questão de cabelos não existe milagre e sim, cuidados que trazem resultados satisfatórios a longo prazo.Ele dá um resultado incrível e restaura os fios, porque é composto pelos 3 tratamentos que o cabelo mais precisa: hidratação, nutrição e reconstrução. Antes de aderir ao cronograma é necessário saber o que seu cabelo mais precisa. E assim focar mais em uma etapa ou na outra.

✔Dica: Evitar químicas é fundamental!

No primeiro mês, o cronograma mais indicado para quem vai começar é o cronograma oficial, que é mais completo. Quando você começar a sentir do que seu cabelo esta com aspecto melhor, você pode montar um cronograma específico para você, com os processos que mais gosta. 
Cada processo é feito em dias diferentes,  dias alternados.
Obs: intervalo de 48 horas entre cada procedimento.

Como montar seu cronograma capilar?

Primeiro você deve saber qual tipo de cabelo você tem, se é seco, ressecado, oleoso... e depois fazer as etapas de acordo com suas necessidades.

O que você precisa para começar seu cronograma?

Não muito bonitas! Apenas uma máscara boa de hidratação que você tenha em casa, não precisa ser cara, pois nem sempre o que é caro é o melhor. Um óleo vegetal ou uma máscara de nutrição, os óleos vegetais são super baratos, duram muito e dão um efeito lindo nos cabelos, deixando os fios alinhados, sem frizz e com muito brilho. E uma queratina líquida para usar com a máscara, que também é super barata.

Cronograma capilar etapas:

ETAPA 1 HIDRATAÇÃO

A principal função da hidratação é repor a água do fio. Se seu cabelo esta sem brilho, armado e ressecado, ele precisa de hidratação, então foque mais nesta etapa.
Máscaras com poder hidratante: são as que contém em sua fórmula, silicones (dê preferência aos solúveis em água), são a base de frutas, aloe vera (babosa), álcool modificado, vegetais, pantenol, açucares, vitaminas ou glicerina. Você encontra essas máscaras em supermercados, farmácias, etc…com mais facilidade do que as outras máscaras. Esta fase do cronograma capilar deixa seu cabelo macio, com balanço e sedoso e pode ser feita com mais frequência pois não sobrecarrega os fios. 

ETAPA 2 NUTRIÇÃO ou UMECTAÇÃO

O função da nutrição  (umectação) é devolver lipídios ao fios, deixando os cabelos com a oleosidade necessária. Neste caso, se seu cabelo esta com frizz e sem balanço, desalinhado, ele precisa de mais nutrição.
Máscaras com poder nutritivo: para identificar é fácil, elas levam a palavra óleo no nome, são feitas com óleos ou manteigas (karité, cupuaçu, muru muru, cacau e abacate) e tutano.
Eu uso os óleos vegetais nesta etapa e adoro. Esta fase deixa seu cabelo sem frizz, sem volume, sem pontas duplas, combate o ressecamento e realça o brilho.

ETAPA 3 RECONSTRUÇÃO

A reconstrução é responsável por repor as proteínas dos fios. Se seu cabelo esta poroso, fino, ralo, partindo e quebradiço, ele precisa de reconstrução.
Dica: Antes de fazer uma reconstrução, faça sempre uma hidratação e e uma nutrição, em dias alternados.
Máscaras com poder de reconstruir: São a base de creatina, queratina, proteína, trigo, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína, proteínas hidrolisadas…etc.
Mas atenção meninas! não use máscaras com queratina em excesso, pois sabemos que leva a quebra dos fios. O ideal é fazer a reconstrução a cada 15 ou 30 dias, e sempre depois da hidratação e nutrição. Esta fase serve para tratar a fibra capilar de dentro pra fora, é a etapa mais potente no ciclo. Ela deixa o cabelo meio duro, mas repõe massa, queratina, aminoácidos, etc, deixando os cabelos mais fortes e sem aqueles pontos brancos no fio. 

Então é isso bonitas! Espero que gostem e até o próximo post.

Beijooooosssss!!

╔══🌸🌸══╗
   Julii Soares🌷
╚══🌸🌸══╝

Postagens mais visitadas deste blog

QUAL TIPO DE OLEO PODEMOS USAR NO CABELO

Permita-me apresentar!

Amigo de milho - Salon Line